Há quase dois meses eu comecei um projeto ambicioso e difícil. Ele consiste em traduzir para português todo o conteúdo disponibilizado no site http://funprogramming.org, que tem ótimas video aulas sobre programação e a linguagem Processing. Isto inclui vídeos, descrições, pedaços de código e no futuro talvez até a documentação das ferramentas usadas (principalmente a referência da linguagem Processing).

Obviamente eu sabia que ia ser demorado, mas infelizmente as minhas atividades pessoais, de trabalho e do Matehackers tem ocupado grande parte do meu tempo e me deixado com vontade de jogar videogame no meu tempo livre. Por decorrência disso o projeto está meio parado com apenas alguns vídeos inicialmente traduzidos.

Então, qual o objetivo deste post? Eu desde o início documentei esse projeto com o intuito de que múltiplas pessoas pudessem me ajudar a fazer a tradução. Principalmente porque grande parte do esforço que é assisitir os vídeos, transcrever as legendas para inglês e sincronizá-las com o vídeo é basicamente 80% do trabalho que você precisa fazer para traduzir o vídeo para qualquer outra língua.

Como posso ajudar?

Siga esse link: http://matehackers.org/doku.php?id=traducao_do_material_do_funprogramming.org

Ali você encontra informações de como proceder. O processo é bem facilitado porque fazemos uso da maravilhosa plataforma Amara que tem um método muito rápido e fácil de adicionar legendas aos vídeos.

Todos seus amigos podem ajudar, inclusive os gringos!

Porque esse projeto é importante?

Assista algumas das video aulas disponíveis no site e tire suas conclusões. Eu adorei o ritmo dos vídeos e a metodologia de apresentar um exemplo simples de código e desenvolver com experimentação em cima dele. São vídeos bem no estilo do Kahn Academy e do melhor que temos em educação na web e são voltados para um público iniciante. Além disso, ensinar programação com o uso da linguagem Processing é muito interessante pois logo nas primeiras aulas já podem ser criados programas com resultados bonitos e impressionantes. Eu particularmente gostaria que crianças como o meu irmão de 11 anos pudessem usar isso como um recurso para começar a aprender a fazer desenhos, músicas e jogos no computador.

Concluindo

É isto, eu vou continuar lentamente a transcrever e traduzir alguns vídeos, mas se eu conseguir recrutar mais pessoas e contar com a ajuda de vocês a coisa fica fácil.

Gostaria de ver alguns exemplos do que pode ser feito com Processing? De uma olhada nesses links: