O súbtitulo desse blag quando eu o comecei era “filosofias, programação e matemática” e nessa época eu não estava tão voltado à informática, mas como ele surgiu de uma fusão do meu blog pessoal e um outro sobre programação, deu no que deu. Hoje eu não tenho mais certeza sobre o que tratam os assuntos que eu boto aqui… só sei que volta e meia alguma pessoa cai aqui e lê alguns artigos.

Entretanto quem curtia a parte de filosofias ou (ciências humanas? :P) ficou meio orfão, entre eles cito os meus amigos Vinícius e Pierre. Então resolvi colocar algumas coisas interessantes que tem capturado minha atenção durante os momentos de procrastinação da escrita do meu trabalho de conclusão.

Idea Channel

O Idea Channel posta vídeos divertidíssimos sobre assuntos interessantes. Pense nele como um programa do Ray William Johnson com menos vídeos de gatos,  menos vídeos de pessoas se machucando, menos piadinhas banais e mais conteúdo inteligente e wait for it… filosófico. É, na realidade não tem nada a ver com o RWJ.

Estou no processo de assistir vários destes vídeos no meu tempo livre e sugiro que você também o faça. Eu recomendo: Is Facebook Changing our Identity?, Are Bronies Changing The Definition of Masculinity?, Is Dubstep Avant Garde Musical Genius?, Are Youtube Videos Making You Smarter? (abaixo).

Recomendo também ver todos os vídeos linkados neste último :0

O estilo dos vídeos do Idea Channel é bem característico e as constantes referências a cultura pop mais underground como Arrested Development e Adventure Time (que nem é mais tão underground) deixam meu lado hipster feliz | (• ◡•)| (❍ᴥ❍ʋ) Yeeeeeeeeah !

Brain Pickings

A Brain Pickings é uma revista online que eu gostaria de ter mais tempo para ler, mas eles trazem tanto conteúdo que eu estou com a leitura atrasada no momento. Além disso eu gosto bastante do estilo e da edição, mesmo a publicação sendo, no final das contas, um amontoado de links, vídeos e excertos de livros, os comentários e o jeito como as coisas são postas junto dão aquela sensação que se tinha ao ler uma revista tradicional. Eu acho isto algo raro hoje, visto que é uma sensação bem diferente de ler um blog ou livro.

A seleção de assuntos também é bem agradável, puxando para o lado científico, mas com aquela visão mais artística e poética. Alguns dos tópicos legais que me chamaram a atenção nos últimos dias são: How Music Enchants the Brain, The Science of Procrastination, John Cleese on How To Be More Creative, entre outros :) Recomendo assinar a newsletter por email, como eu fiz, e ler eventualmente algumas edições.

No mais é isso, aguardem mais novidades aqui no blog e fiquem de olho no matehackers.org!