Este é um post grande demais para ser um tweet, mas bem pequeninho. De qualquer forma, vocês seres da linha de comando provavelmente usam um sitema de janelas e uma interface gráfica em conjunto com o terminal e por vezes sentem a necessidade de copiar ou colar conteúdo de um ambiente para o outro. No Ubuntu eu uso o gnome-terminal e para copiar e colar os atalhos são ctrl+shift+c e ctrl+shift+v, sem falar em ter que selecionar os caracteres com o mouse no caso de querer fazer uma cópia. Chato.

Aí que chega o genial xclip. Instale-o (no Ubuntu sudo apt-get install xclip) e use assim para copiar texto:

$ echo "Para o Clipboard" | xclip -sel clip

Simples! O programa fica esperando a entrada por um stream de texto como todos outros programas Unix, então podemos usar o operador | (pipe) para fazer a mágia. O texto recebido pode ser colado normalmente em outros programas. Eu criei um atalho para o comando no meu .bashrc porque eu sempre esquecia:

# no .bashrc
alias clipboard='xclip -sel clip'

Usando-se assim:

# no terminal
$ echo "Também para o clipboard" | clipboard 
$ cat arquivo.txt | clipboard

Eu não uso muito, mas para colar texto na linha de comando existe a opção xclip -o, mas sinceramente daí ctrl+shift+v fica mais fácil, visto que não tem nenhuma seleção de texto envolvida. Também vale a pena destacar outros comandos que parecem interessantes como o xclip-copyfile para fazer isto com arquivos.