Foto tirada por Cristiano Dalbem

Há duas semanas atrás 7511 nerds (geeks, viciados em tecnologia, ou qualquer que seja a nomenclatura) cientes do fenômeno do software livre se encontraram na PUCRS para aproveitar quatro dias de palestras incessantes e interação com outros membros da espécie. Eu estava lá é claro e vou escrever algo aqui sobre isto porque é o meu blog afinal de contas.

Atrações

Como de costume o evento teve um número descomunal de palestras, tratando de assuntos como: desenvolvimento, linguagens de programação, aplicações web, educação e inclusão digital, jogos, segurança e mais uma penca de coisas. É literalmente tanta coisa que fica impossível ver tudo que te interessa, mas mesmo assim se sai satisfeito de lá. Tivemos coisas como: palestras sobre HTML5, cursos de Git (dado pelo próprio Scott Chacon) e Ruby on Rails, computação e música, civic hacking, dispositivos móveis, referências a Star Wars, discussões sobre pirataria muito python e muito php, etc…

No mais, comunidades de desenvolvedores, muitos estandes com brindes (e café de graça em alguns :), palestrantes de alta qualidade e John Maddog Hall perambulando pra lá e pra cá. Um típico Fórum Internacional do Software Livre.

Fiquem espertos que as palestras vão ficar disponíveis para serem vistas na internet, provalemente neste link.

Fatos aleatórios

gnu

  • O FISL deste ano contou com a já esperada enxurrada de palestras voltadas para o desenvolvimento web, desenvolvimento ágil e etc, etc.
  • Quase ganhei um iPad num concurso do IG, mas perdi porque meu programa em python não capturou uma exceção :’(
  • Apresentei um pouco do trabalho que faço no PET no Workshop de Software Livre.
  • Projeto Cauã apresentado pelo Maddog parece uma puta boa idéia.
  • As palestras do grupo Transparência Hacker foram muito boas.
  • Este post tem uma quantidade obscena de links para você clicar.

Conclusão

Em suma, o negócio estava BALA. Se você não foi fique esperto para o ano seguinte. Não sou muito dado a escrever textos organizados e este é o resultado de tentar botar alguma coisa neste blog sobre o FISL11. Em breve (eu espero) mais updates bem interessantes.