Você sabe o que é o Google Summer Of Code? Basicamente é uma oportunidade de ser pago para trabalhar juntamente com algum projeto de código aberto. Do site oficial, em tradução livre por mim:

O Google Summer of Code é um programa global que oferece incentivos finaceiros a estudantes para que eles escrevam código para projetos de código aberto. Nós trabalhamos juntamente com as comunidades para identificar e financiar projeto interessantes durante este verão.

Para participar você precisa estar cadastrado numa instituição de ensino superior e estar habilitado para trabalhar no país em que você se encontra. Lembrando também que o verão deles é o nosso inverno. O programa ocorre entre Maio e Agosto.

Como eu faço para me inscrever?

Você precisa escolher uma organização para a qual gostaria de contribuir, se apresentar para o pessoal que já trabalha nela e durante o período de 26 de Março a 6 de Abril mandar uma proposta explicando o projeto no qual você trabalhará durante estes 3-4 meses.

As organizações então selecionarão algumas destas propostas enviadas por estudantes e proverão mentores que acompanharão os projetos. Os pagamentos por parte do Google são liberados na medida que os projeto vão avançando, desde que seu mentor considere que os objetivos estão sendo alcançados.

Eu participei do GSoC no ano passado pelo Wine e foi uma das melhores experiências que já tive. Muito trabalho duro, muito aprendizado, muitas pessoas interessantes, oportunidades e é claro, uma grana bueníssima.

Como eu sei que estou preparado?

O nível de exigência varia bastante dependendo da organização que você escolher, mas é seguro dizer que o que mais conta é a motivação, vontade de trabalhar e o planejamento do projeto. O crucial é fazer uma proposta que seja desafiadora o suficiente, terminável ao fim do programa e que contribua para a instituição. Obviamente note que o foco do programa é na entrega de código, logo são subentendidas capacidade de programar na linguagem usada pelo projeto, familiaridade com métodos de versionamento, boas práticas de programação e etc.

Mais informações

Interessado? Dirija-se aos links abaixo agora mesmo:

Outra ótima pedida é o canal de irc #gsoc-br no freenode.net. Lá geralmente ficam veteranos do programa, cheios de dicas para vocês. O número de brasileiros participando do programa é pequeno, na casa de 50 em 2011. Que tal mudar isto em 2012?