Ah, olá! Eu não vi vocês aí (risos). Eu estava apenas aproveitando um pouco do bom e velho Super Nintendo aqui no meu computador… como? Usando o ZSNES é claro.

Eu usei este emulador desde que me conheço por nerd para saciar minha sede Megaman X, Super Mario World, Campionato Brassileiro e de quebra jogar pela primeira vez os clássicos Chrono Trigger, Final Fantsay IV e VI, etc…

Isto é só um amalgamado de algumas informações úteis sobre o emulador, leia os títulos e caia nos parágrafos que te interessam. Este post é dedicado a todos que contribuíram para o desenvolvimento desse software maravilhoso.

Ubuntu x64 e ZSNES

É eu uso Ubuntu Linux no meu computador. 64 bits. Poisé. No mais está tudo funcionando perfeitamente, mas o ZSNES … ah se você olhar lá no site deles… não existe uma release x64 … nem existem pacotes nos repositórios … mas você pode tentar compilar você mesmo. Eu tentei e falhei miseravelmente, parece que tem alguns ASSEMBLYS loucos na jogada, coisa bem satânica.

Por sorte alguem teve sucesso nessa empreitada e disponibilizou um repositório pra nós. Mais instruções aqui. Depois de adicionar esse repositório é só instalar o pacote zsnes32 normalmente e voilá. Tá tudo bem agora.

Caso alguém precise de mais ajuda com esse processo pode pedir ajuda nos comentários.

Aplicando filtros na imagem

Talvez você já tenha visto isso xeretando pelos menus. Em Config -> Video -> Filters você pode escolher alguns filtros para deixar a imagem menos pixelada. Isso é especialmente importante na tela do computador, porém sempre existem os puristas que não gostam e preferem a imagem original. De qualquer forma dê uma testada nas opções e veja se gosta, cuidado também com o processamente que pode ficar muito pesado em máquinas mais velhas.

Gravando vídeos e áudio

Essa eu descobri há pouco tempo! Em Misc -> Video Opt você pode gravar, tocar e exportar vídeos dos seus jogos. É realmente bem fácil, aperte RECORD, continue jogando e depois aperte em STOP. Existem opções para exportar o vídeo já comprimido em formato avi, com dois codecs diferentes, e também somente o áudio em mp3.

Saves, Velocidade, Rewind e essas trapaças

Essas acho que vocês também conhecem. Em Config -> Speed você pode configurar um botão para aumentar a velocidade e também um para diminuir. Outra boa pedida é que se pode configurar o quanto se aumenta de velocidade porque hoje os processadores não tão de brincadeira e aceleram mesmo.

Na aba Config -> Saves é possível configurar os famosos savestates dos jogos. Por padrão temos salvar no F2, carregar no F4 e mudar o slot no F3, porém tudo é passível de mudança. Nas últimas versões também é possível configurar aqui um botão de Rewind que volta no tempo alguns segundos de jogo.

Lembrando que abusar muito dessas features pode acabar prejudicando o gameplay. Por essas e outras eu jogo com um joystick :)

Jogar online

Até as versões mais antigas do ZSNES (1.4 eu acho) existia a opção de se conectar com um segundo jogador pela internet. Quem estiver interessado nisso deve dar uma olhada no http://zbattle.net/.

Peças extras

Tem uma coisa a mais que você precisa para fazer o seu emulador funcionar, mas eu me esqueci o que é. Mesmo assim eu sei que aqui http://www.emuparadise.org você vai encontrar um monte delas, seja lá o que forem.

Não esqueça de apagar tudo depois de 24 horas (trollface.jpg)