Geralmente eu não saio fazendo as atualizações porque espero a primeira leva de usuários achar todos os bugs e essas coisas, porém dessa vez a curiosidade falou mais alto e eu mandei ver. Já faz umas duas semanas que estou usando o Ubuntu 10.04 e resolvi postar as minhas impressões e tal.

Visual

Muito bonito, na boa os caras acertaram muito. As cores tem um feeling bem original, eles estão até usando essas frescuras de designer e botando cores igualmente distantes no eixo RGB e blá blá. O negócio todo está com um ar mais limpo e é preciso admitir que o tema tem uma FORTÍSSIMA inspiração no design do Mac. Desnecessária a mudança dos botões da janela para a esquerda, mas que seja, eu sinto que eles estão querendo se diferenciar de alguma maneira dos outros sistemas operacionais e criar uma identidade. Além disso Gnome foi atualizado para a última versão.

Programas

Como eu fiz o upgrade de uma instalação 9.10 (que aconteceu suave e tranquila) eu já tinha uma penca de programas que eu gosto de usar instalada e não cheguei a aproveitar tudo que veio junto. A única coisa que me chamou a atenção foi o Gwibber, um programinha fulero para integrar várias redes sociais com o desktop. Claro que é sempre bom receber de brinde todas as novas versões estáveis dos programas. Destaque aqui para o Gedit e o Exaile que são dois dos meus programas favoritos e estão com diversas melhorias.

Performance

Esta nova versão removeu o HAL e aparentemente isto deixou o todo muito mais rápido. Isto fica muito claro na hora do boot que aqui em casa está na faixa dos 10 segundos para chegar até a tela de login. Depois de logar o sistema de janelas está abrindo muito mais rapidamente do que nas versões anteriores e eu já posso sair clicando no Firefox e navegando feito loco. Estou realmente surpreso e feliz com esse aspecto.

Fotinha do meu desktop com o tema Radiance

Coisas quebradas

Nem tudo é perfeito e algumas coisitas ficaram mal na nova versão. Como sempre teremos soluções artesanais, mas como eu disse, quem testa primeiro acaba tendo que lidar com isso.

Em especial o Flash em certos vídeos ficou com os controles não responsivos. No caso de você passar por esse problema, que parece ser algo relacionado à arquitetura x64, procure a resposta aqui. Para mim resolveu.

Um outro programa que eu adoro usar, o Tuxguitar parou de funcionar e a solução é baixar a nova versão do SWT e colocar o .jar no CLASSPATH do Java. Recorra ao google ou aos comentários se você tiver problemas com a segunda parte.

Coisas congelando

Uma coisa triste que está acontecendo é um bug que congela totalmente o Ubuntu, aconteceu uma vez comigo e algumas vezes no lugar onde eu trabalho (quem mandou instalar a nova versão tão rápido?). Pesquisando um pouco achei esse link e este falando sobre o assunto, mas uma solução definitiva ainda não veio. No mais é um bug MUITO ruim e eu espero que seja corrigido logo.

Overall

Está muito sexy a nova versão, porém como especificado antes, os bugs podem deixar você com um pé atrás antes de instalar em uma máquina de desenvolvimento.

Alguém mais testou a nova versão? Algum comentário, pergunta, solução para problema ou novo bug que queira dividir com o pessoal? Dá uma passadinha nos comentários.