YEAH!!!

… but everyone can rock in Linux!

Aqui vai uma receitinha para os guitarristas que tem alguma distribuição Linux instalada nos seus computadores. Este é um pequeno guia que vai te mostrar como tirar um som maneiro com a guitarra, aplicar efeitos, corrigir imperfeições e gravar o resultado. De quebra você aprende um pouco sobre o ecossistema de aplicações de áudio avançadas do penguim além de ser tudo bem acessível monetariamente.

Você vai precisar de:

  • Uma guitarra (ou violão :)
  • Um cabo para ligar a guitarra na entrada de microfone (se chamam cabos P10-P2, o meu foi menos que 10 reais, mas tem pouca qualidade, já estão avisados )
  • Jack Audio Connection Kit, Jack Control, Rakarrack e Audacity

Supondo que os dois primeiros itens ficam por sua conta, vamos ver como fica o último. Eu uso o Ubuntu e vou me basear em como as coisas funcionam por aqui, mas não deve ser muito diferente nas outras distros. Primeiro instalaremos os programas, você pode ir pelo Ubuntu Software Center e achar o nome deles  OU digitar isto aqui no terminal.

sudo apt-get install jackd qjackctl rakarrack audacity

O Jack é uma aplicação construída em cima do sistema Alsa para rotear entrada e saída de áudio entre diferentes aplicações. Usando ele nós vamos pegar o som que está entrando pelo microfone (chamado capture) e redirecionar para o Rakarrak, um processador de efeitos de som, uma pedaleira digital.

Jack

Interface Jack Control feita para facilitar a manipulação do Jack

Para começar, abra o Rakarrack, provavelmente ele irá te dizer algo sobre o Jack ainda não estar rodando. Precisamos fazer isso primeiro, então vamos apertar o botão Start na interface do Jack Control . Pronto, agora o Rakarrack deve abrir quando você tentar novamente.  O próximo passo é fazer as conexões.  Abra o Jack Control e clique em Connect, você verá algo mais ou menos assim:

connect

Interface de conexões do Jack Control

Como pode ser percebido, à esquerda temos “entradas” de som e à direita saídas. Os quadradinhos chamados system são respectivamente o seu microfone e caixas de som. Outros programas compatíveis com o Jack também aparecerão como quadradinhos ali. O que faremos é ligar a entrada de som no Rakarrack e este na saída de som, use o mouse, clique e arraste para conectar, é para ser bem intuitivo.

connect

Conexões já prontas

Depois de pronto vá até o Rakarrack e ligue os efeitos (botão FX On à direita e em cima). Se tudo correr como deveria você tem agora potencial de fazer todo o barulho que desejar! Dê uma olhada nos efeitos já prontos e customize os seus próprios, diversão garantida!

Sobre a interface do Rakarrack

Interface um pouco melhorada

A interface um pouco melhorada, tente você também ;)

Ela é incrivelmente feia e complexa, acho que eles botaram uma cor meio escrota até para emular o feeling das pedaleiras, heh… Recomendo fortemente que você de uma explorada nas configurações e mude para algo mais agradável, com o tempo você consegue deixar tudo tranquilo e acaba até se afeiçoando.

Gravando

Para gravar os resultados vamos usar um programa muito bom, o Audacity. Quando você abre ele normalmente os comandos de gravação estarão usando a entrada padrão de áudio, mas na realidade o que queremos é colocar o Rakarrack no meio disso. Para fazer esta conexão vá no menu Edit -> Preferences, selecione a aba Devices. Lá selecione o Host como o Jack e o Recording Device como Rakarrack. Pronto, agora o botão de gravação irá pegar diretamente o som da guitarra. Ainda antes de gravar você pode gerar uma pista com um metrônomo ( Generate -> Click Track ) para não se perder.

Melhorando o Áudio

Depois de gravarmos alguns riffs, podemos dar uma melhorada no som com alguns efeitos do Audacity, eles estão (se preparem) na aba Effects. É possível, amplificar o som, passar um filtro compressor, equalizar (embora seja mais aconselhavél equalizar no Rakarrack),remover o rúido e muito mais. Noise Removal é bem versátil e poderoso, além de ser uma mão na roda pra quem tem equipamentos de caráter duvidoso. Apenas selecione um trecho de gravação onde é possível só ouvir ruído e marque como Noise Profile, depois selecione todo o trecho afetado pelo ruído e passe o filtro.

Mixando e salvando

Depois de dar os retoques você pode selecionar algumas faixas e mixá-las com Tracks -> Mix and Render . Finalmente use File -> Export para salvar a faixa em algun formato de áudio.

Importante notar que o suporte a exportação de MP3 não vem por padrão, é preciso instalar o pacote lame, mais informações aqui.

No ubuntu tente:

sudo apt-get install lame libmp3lame0

Toquem até seus dedos sangrarem meus amigos!

É isso, divirtam-se!

Qualquer dúvida, problema com a instalação dos programas, adendo ou sugestão é mais que bem vindo nos comentários.

YEAH!

Você provavelmente curtirá: