Só para avisar que eu envei uma camaçada de palestras para o FISL deste ano! Algumas em colaboração com o pessoal do Matehackers e do Random Hacks of Kindness (Daniel Wildt e companhia). Como de costume a votação será aberta e eu vou deixar aqui os títulos e resumos das palestras para tentar influenciar positivamente os milhares de leitores deste blog (LOL :)

Produzindo música livre em ambientes Linux

Nível: Iniciante

Hoje a produção musical envolve uma série de produtos intermediários como: instrumentos, módulos de som, equipamentos de gravação e software especializado – software este muitas vezes proprietário. Nesta palestra serão apresentados e demonstrados um conjunto de softwares que são livres como a liberdade e permitem a produção musical com alto nível de qualidade, sendo muitas vezes tão bons quanto ou superiores a alternativas proprietárias.

Chega de dualbooting! Usando o Wine para rodar aplicativos Windows em nix

Nível: Iniciante

Vou apresentar o Wine e demonstrar como ele é usado para rodar aplicativos Windows em plataformas como o Linux. Esta palestra é especialmente útil para usuários fazendo a transição do Windows para outro SO baseado em Unix ou aqueles que ainda precisam usar aplicativos Windows (principalmente JOGOS), mas não desejam realizar dualboot (nem ter que comprar uma licensa do Windows)! Os conteúdos abordados incluem: instalação do Wine, configuração, AppDB, frontends gráficos e demonstrações.

Processing – aprendendo a programar e criando trabalhos de arte!

Nível: Iniciante

Esta palestra será uma apresentação da linguagem Processing que tem como principal objetivo a introdução da programação a nichos acadêmicos dificilmente relacionados com informática, como as artes. Num clima mais voltado para os iniciantes, eu viso mostrar que com Processing é possível criar lindos trabalhos visuais ao mesmo tempo que se aprendem importantes conceitos sobre programação!

Videogames baseados em Software e Hardware Livre

Nível: Iniciante

O Mategame é um projeto dos membros do Hackerspace Matehackers, que visa o desenvolvimento de uma plataforma de hardware (Arduino/Hackvision) e software livre para criação de um videogame. Os jogos podem ser programados em linguagem C e jogados plugando o Mategame numa televisão. O primeiro protótipo foi construído baseado na placa Mateduino desenvolvida com peças de baixo custo e protótipos posteriores incluem um shield para Arduino e um kit desenvolvimento com exemplos de código e um emulador.

Encontro Comunitário: Conheça o Hackerspace Matehackers

O Matehackers é esperançosamente, o primeiro de muitos Hackerspaces no estado do Rio Grande do Sul! Venha conhecer esse grupo em um bate papo que busca inspirar e integrar a comunidade hacker. Surgimos da necessidade de ter um ambiente onde se reunam pessoas interessadas em tecnologia, faça-você-mesmo e cultura hacker. Venha descobrir como ajudar e fazer parte dessa revolução. Vai ser divertido!

Encontro Comunitário: Random Hacks of Kindness

Engajamento social sempre é um assunto interessante. Queremos reunir grupos de usuários de tecnologias para apoiar e criar projetos que possuem em comum apoio social, seja para uma causa ou para uma entidade sem fins lucrativos. O ponto é o engajamento social.

Se gostaram, votem!

E nos vemos lá no FISL!

Você provavelmente curtirá: