Eu fiquei relativamente viciado neste site nos últimos dias e resolvi dar uma compartilhada com os milhões de leitores deste blog. O Music StackExchange é mais um dos sites de pergunta e resposta que surgiu a partir do super famoso e útil Stack Overflow e é realmente muito bom.

Para quem não conhece esse modelo de site, pense no “Yahoo Respostas” levado a sério e com menos inclusão digital. O sistema de recompensas é bem melhor pensado e existem políticas mais efetivas para manter os tópicos dentro da linha e promover respostas mais úteis. Para se ter uma idéia dos assuntos que devem ser abordados nas perguntas e respostas você pode dar uma olhada no FAQ ou discutir sobre estas regras no Meta.

A grande vantagem destes sites é o núcleo de especialistas voluntários que respodem as perguntas. O nível do conteúdo presente tende a ser muito alto, bem como são abordados assuntos mais específicos e que dificilmente são comentados em detalhe em outros sites ou tutoriais. Por cima de tudo isto existe o sentimento dele ser um jogo divertido onde você pode acumular pontos e “achievements” por ações realizadas.

No caso do Music, os assuntos são excelentes para alguém que é fascinado pela coisa e está sempre querendo aprender mais. Recomendo fortemente uma olhada lá.

Perguntas interessantes

O site ainda está no início e a melhor maneira de dar uma divulgada é mostrar perguntas (e respostas) interessantes: