Long time no see! Coitadinho do meu blog, abandonado de maneira cruel e inesperada. Peço perdão a ele e aos leitores que ainda o visitavam neste período de escassas atualizações. Vocês podem ter certeza que eu tenho milhões de desculpas para dar, mas eu não posso ter certeza de que vocês gostariam de ouví-las (lê-las) e então não tenho certeza de que as escreverei.

Ok, não.

Sup?

Poisé galera, eu não fiquei parado durante esta ausência. Muito além de me ocupar com tarefas tediosas da faculdade e/ou provas maléficas e/ou pressões da vida real eu também fiz bastantes coisas interessantes.

Lua

Entre elas conduzi, juntamente com o excelêntíssimo colega Luca Barreto (vulgo Apus), um mini-curso introdutório da linguagem Lua durante a Semana Acadêmica da Informática da UFRGS. O material usado pode ser encontrado em http://lua-semac.heroku.com. Qualquer dúvida ou comentário pode ser deixada aqui mesmo

Dojo e Lightning Talks

Ainda no embalo da semana acadêmica do Instituto de Informática, eu aproveitei para emendar o dojo de programação (do qual sou uma espécie de organizador) com as Lightning Talks que eu também estava meio que organizando e isto resultou numa tarde bem agradável, divertida e informativa. Parece que eu fiz muita coisa, mas na realidade foi moleza. Nestas duas atividades era chave a participação de todos os presentes e nisso eles deram um show, fiquei muito satisfeito.

Aproveite para passar neste link e pegar os slides das palestras e neste outro para saber o que anda rolando nos dojos (da ufrgs e de poa).

Um pouco ao norte do Sul

Uma toalha roxa

EDIT: tenho fotos agora :)

Fato curioso: neste momento estou em São Bernardo do Campo – SP, mais precisamente na FEI. Tenho uma bolsa no Grupo PETComputação e acontece que nós temos um projeto de um time de futebol de robôs para a RoboCUP SSL F-180 e estamos aqui jogando contra outros times no LARC (Latin American Robotics Competition). Em suma estou num ginásio lotado de gente, vinda de diversos países da americana latina. Em volta de mim existem trilhares de componentes eletrônicos, milhares de computadores, bilhares de fios e algumas pessoas dormindo no chão (e outras nos pcs).

Quanto à nossa participação… está deixando a desejar por problemas fatais de hardware e eu mesmo sendo cientista da computação fiquei mandando bytes pra cá e pra lá o dia inteiro. Espero que consigamos nos recuperar até o fim da competição, mas mesmo assim já tiramos de positivo os contatos que fizemos aqui. Gente finíssima.

Atuação marcada por bugs…

No mais, estou escrevendo isso às 05:50 da manhã e queria postar algumas das fotos totalmente excelentes que tirei de meus colegas dormindo aqui no meio dos PCs, todos encolhidos e com as caras amassadas. Infelizmente, pelo fato do meu celular estar impossibilitado de se comunicar com os computadores aqui em volta, fica pra próxima.

Organização