…seria o que eu diria se eu fosse algum tipo de astro do rock da programação. ÉÉÉÉ amigos foi um coding dojo como todos os outros, mas sempre temos algo para contar. Além disso, como o Gabriel que é o postador oficial não compareceu, as histórias ficam por minha conta hoje.

Tivemos a presença de um número pequeno de pessoas (seis) o que, embora meio chato, se mostra proveitoso no quesito entrosamento entre o pessoal. A curiosidade fica por conta do número de problemas da do dia, programamos dois e meio… eu explico.

O primeiro sorteio nos sugeriu o Morse Code, logo pegamos a linguagem do dia que era C/C++ e partimos para a briga. Logo descobrimos que era um problema meio repetitivo, meio demorado e certamente não muito adequado para nossa linguagem com seu suporte fraco para manipulação de strings. Como estávamos em pequeno número e ficando entediados, decidimos trapacear e trocar de problema.

Seguiu-se a solução do Tea Party, mas… Hah! Este era fácil demais e acabou em algumas poucas rodadas. Então mais uma vez nos tocamos para a lista de problemas e realizamos o sorteio: Magneto. Este também bastante simples (mas nem tanto), foi impiedosamente resolvido por nós, com algum desrespeito aos baby-steps porque a fome começava a bater e o céu começava a escurecer.

remotest

Este dojo também marca a estréia de uma coisinha que eu andava trabalhando nas horas vagas, o remotest. Um pequenno app para capturar o output dos nossos testes e jogar ele numa página bonitinha html. Fiz isso porque nem todos linguagens tem um jUnit bonitão e colorido para lembrar que os testes não só passaram, como deixaram a barrinha verde da esperança™ na tela. Claro que na hora floresceram alguns bugs e o visual dele não é dos melhores…

Manja dos Rubís, CSSs e Javascripts? Não quer passar no github e me dar uma ajudinha a deixar esse cara mais ajeitado?

Retrospecto

No mais tenho aqui a retrospectiva:

The Bad

  • remotest mostrou seus bugs
  • Primeiro problema muito chato
  • Segundo problema muito fácil
  • Alguns prefeririam uma linguagem mais alto nível
  • Pouca gente

The Good

  • Motivação do pessoal
  • remotest fez um trabalho legal
  • Linguagem próxima do que todos sabiam, mas mesmo assim nos ensinou coisas novas (C++ sempre surpreendendo…)
  • Pouca gente == entrosamento++

Vejo vocês nos próximos dojos!