Atualizado em Setembro de 2014

Eu sou um cara que curte música, diversos estilos, essas coisas. Passei anos coletando música, em forma de física (CD) e digital. Numa época em que tanto se reclama de pirataria e não cansam de nos dizer que ao fazer o download de alguma música estamos “roubando” do artista eu resolvi fazer um apanhado de links para álbuns de bandas que, por livre espontânea vontade cedem suas músicas gratuitamente para download. Incidentalmente várias delas fazem um som muito bom, então recomendo que baixem e dêem uma escutada com carinho, compareçam nos shows desses caras, etc…

Quando possível, adicionei links para o Trama Virtual dos artistas, visto que eles descolam uma graninha com isso.

Mentira! o TramaVirtual parou de funcionar há algum tempo, o que é muito triste! Colocarei no lugar links para soundcloud e páginas oficias das bandas.

Na foto: banda INI.

INI

Banda excelente de Sorocaba que faz um rock alternativo bem pesado e difícil de descrever, mas muito fácil de curtir. Sou fã desses caras, já fui em dois shows que fizeram aqui em Porto Alegre e devo dizer que o som deles e a performance ao vivo têm uma energia incrível. A Caixa do Macaco, o primeiro CD da INI, pode ser ouvido no Soundcloud ou baixado no 4Shared e parece que eles estão gravando outro :D

Móveis Coloniais de Acaju

Conheci esses caras na Campus Party de 2012 e são pareceria pra caralho. Fazem um rock bem tranquilo,  bem escrito, com um ótimo instrumental um toque de MPB e com um tiquinho de ska. Todos os álbuns deles estão disponíveis para download no blog oficial.

Amplexos

Um som permeado de influência brasileiras e da cultura negra, vários efeitos de áudio e um trabalho de guitarra que aparece às vezes só pra te deixar boquiaberto :D

O disco “A música da Alma” pode ser baixado no site oficial

Campbell Trio

Ótima banda de post-punk rock Porto Alegrense que conheci faz alguns dias, por indicação de um tal Cristiano Dalbem. Fiquei impressionado com a qualidade das músicas e da produção. O CD The Campbell Trio Sings the Blues está disponível no Bandcamp. Deêm uma seguida também no Soundcloud

El Efecto

Outra indicada pelo tal do Dalbem e mais uma vez uma surpresa. Uma mistura de ritmos regionais brasileiros, rap e um rock bem pesadinho com um resultado muito bom. As letras são políticas com irreverência e os instrumentos e arranjos são executados de maneira maestral. Recomendo infinitamente! Todos CDs e diversas músicas estão disponíveis no site oficial.

Moldover

Essa cara loucão faz uma música eletrônica com guitarra. Além de de um som que mescla bem experimentação e complexidade com melodia ele é famoso por construir vários controladores musicais com os quais faz performances ao vivo muito bacaninhas (dêem uma procurada no youtube). O primeiro CD dele pode ser baixado no Bandcamp

… e muito mais

8bitpeoples

Este site é uma coalisão de artistas de música chiptune, a estética da música dos videogames antigos, que disponibilizam seus trabalhos gratuitamente. A lista de todos artistas pode ser acessada à partir da página principal. Recomendo começar pelo Anamanaguchi que faz uma mescla bem legal de rock e instrumentos tradicionais com elementos chiptune.

Synthtopia

Este site é um agregador notícias sobre música eletrônica com bastante ênfase em sintetizadores e equipamentos em geral. Volta e meia eles anunciam algum artista disponibilizado suas músicas gratuitamente. Este link tem uma lista de todos estes posts.

Bandcamp, Soundcloud, Youtube, etc…

… e é claro existem milhares de outros sites onde artistas compartilham suas músicas, mas tentei dar uma ênfase aqui aos que disponibilizam álbuns inteiros e de alta qualidade para download (e que eu conheço e curto). Vocês tem algum artista para recomendar e adicionar nessa lista?