UPDATE: Formulário para calcular a filhadaputisse agora na mesma página.

Sim. Usarei deste post para resmungar sobre uma coisa que já vem incomodando a muito tempo. A famigerada pista VIP, que só não foi inventada pelo próprio Beelzebu porque ele é o pai do rock e não faria uma coisa dessas.

Em suma, existem pessoas que gostam de ir a shows. Existem pessoas que não se importam de ficar longe do palco. Existem pessoas que não se importam de ficar espremidas para ver melhor o palco. Essas pessoas estão dispostas a pagar preços diferentes pela experiência que irão obter na hora do show e geralmente ficar espremido é mais barato, porém tinha aquele caráter de “guerreiro”. Sempre existia a probabilidade de haver uma possibilidade de ver claramente aquela verruguinha na bochecha esquerda do seu ídolo enquanto ele alcança aquela nota bem alta no clímax da música ou manda ver numa sequencia de efusivos solos de guitarra.

rage

Bom, esqueça tudo isso. Algum espertinho descobriu que poderia arrancar mais um pouco de lucro a cada apresentação dos artistas se reservasse a pequena e sagrada região da pista que fica logo à frente do palco para pessoas que estiverem dispostas a pagar quase 100% a mais do preço de um ingresso comum. Sinceramente desejo que esse indivíduo seja sentenciado a ter a sua banda/artista favorito(a) tocando na sua cidade todos os dias, porém sempre tendo uma visão muito pobre do palco. Isso ou ter uma morte lenta e com requintes de crueldade. O que quer que seja mais doloroso para ele (para mim seria a segunda opção).

pista-vip

Não me entendam mal, eu não me importaria de pagar mais caro por algum serviço . No entanto, foi descoberta agora a fórmula da multiplicação do dinheiro sem nenhum esforço. Me aguentem por um segundo aqui:

Suponha “p” o preço do ingresso e “n” a quantidade total de ingressos.

Suponha também 20% dos lugares como pista vip e ingressos 150% mais caros.

Total sem pista vip: n*p

Total com pista vip: (0,2*1,5*p)*n + (0,8*p)*n e simplificando:

1,1n*p

Isto implica que para estes números entrados o show agora terá 10% a mais de lucro sobre o valor total de vendas de ingressos.

Você pode calcular algumas outras possibilidades de lucro usando este pequeno e tosco formulário.

Preço do ingresso Total de ingressos Porcentagem de ingressos VIP Preço da pista VIP

Talvez o que me deixa realmente bravo sobre esta situação seja que é um típico jogo com os sentimentos dos clientes desse tipo de serviço. As pessoas que compram ingressos da pista VIP nunca irão reclamar disto, ou achar uma “sacanagem”, porque afinal estão pagando para ter aquilo que antes era apenas adquirido, como eu citei antes, como um troféu para os mais “guerreiros”. A pista VIP nunca será rejeitada porque sempre haverá alguém disposto a estar nela. Porém ao final do dia, eu vomito um pouco dentro da minha boca ao pensar nisso.

Enfim, parece que os capitalistas selvagens não ficarão felizes equanto não explorarem cada possível fonte de renda fácil. A pista VIP acabou com a idade da inocência.

E tem mais…

Aqui temos um caso trágico de um(a) magrão(ona) que desembolsou aquela grana preta na pista VIP e foi carcado(a) sem piedade.

E aqui um outro texto interessante sobre o mesmo assunto e que explica muito bem a idéia por trás da pista VIP.

Pista VIP filhadaputa!

Deixe seu comentário dizendo o que você acha da pista VIP!