Sábado, dia 3 de dezembro, eu e mais algumas pessoas show de bola nos reunimos na sede da Neorama para trabalhar no Random Hacks of Kindness. O que é isto você pergunta? O RHoK é um encontro mundial, simultâneo de pessoas (geralmente envolvidas com tecnologia) para tentar construir alguma coisa que melhore a vida das pessoas, na seu bairro, cidade, estado e porque não no mundo?

Nós de Porto Alegre nos dividimos em dois grupos e trabalhamos no http://letshelp.it, um site já existente que visa facilitar com que voluntários encontrem instituições que precisam de ajuda e doações, e no Poabugs, condinome Ventilador.

Eu trabalhei no Poabugs e vou dar uma explicadinha rápida do que é para vocês. Basicamente a prefeitura de Porto Alegre tem diversos canais onde os cidadãos podem encaminhar pedidos de melhoria, conserto de ruas, luzes, etc… e por incrível que pareça alguns desses meios funcionam. O problema é que pouca gente sabe deles e os que sabem não tem paciência de preencher os formulários, abrir um protocolo e acompanhar a resposta.Aí que a gente entra.

Pessoas reportam os problemas, juntam um número de outros para apoiar a causa (estimamos algo como 5 apoiadores para evitar reclamações triviais ou idiotas) e daí o site agiria como um intermediário que pega esse pedido e encaminha para a secretaria adequada da prefeitura. As subsequentes respostas da prefeitura e um status da resolução do problema vão ser mostrados na página. A idéia é que o foco seja na solução dos problemas, algo ao contrário do http://portoalegre.cc que só tem reclamações.

Faltam uma ou duas coisinhas até termos o site funcional e o pessoal que trabalhou nele pretende tocar o projeto nas horas vagas. Quem tiver interesse em contribuir pode entrar em contato.

Edit:

Por algum motivo louco eu esqueci de botar o link do github do projeto: https://github.com/lfzawacki/rhok-ventilador

O RHoK foi uma experiência extremamente proveitosa, e eu espero que rolem mais edições em Porto Alegre. Milhões de agradecimentos ao pessoal da Neorama que forneceu o lugar e sanduíches e ao Daniel Wildt por organizar o encontro.

Têm mais fotos aqui: http://www.flickr.com/photos/dwildt/6459417345/in/photostream/

Você provavelmente curtirá: