Semana passada ouve um buzz enorme por causa da “magia” que vinha na nova versão do Photoshop. Content Aware Filling, AKA, apagar objetos da imagem e preencher com o fundo correto e ou expandir partes da imagem, criando texturas à partir da imagem de entrada.

Aqui o vídeo demonstrativo:

Porém, como dizia o nosso amigo Arthur C. Clarke:

Any sufficiently advanced technology is indistinguishable from magic.

E o pior de tudo é que nesse caso a magia está muito mais perto da gente, tão perto que algumas pessoas, em resposta ao vídeo nos apontaram que esta feature já existia no GIMP, o nosso amado software livre editor de imagens.

Então eu resolvi brincar

Primeiramente vamos instalar o plugin resynthesizer, desenvolvido por Paul Harrison, pois esta feature é adicionada à partir dele.

Para quem utiliza ubuntu, como eu, o comando para instalar é:

sudo apt-get install gimp gimp-resynthesizer

Em contrapartida, para nossos queridos amigos de windows existe um tutorial aqui explicando, porém não testei se funciona. Fica como exercício aos leitores me informar disso.

Com tudo pronto o plugin pode ser acessado em:

Clique com o botão esquerdo->Filter->Enhance->Smart Remove Selection

Obs.: O nome pode também estar como “Heal Selection”

Agora peguemos uma foto:

:3

Como eu não gostei daquele cachorro ali no canto vamos tentar mandá-lo embora. Para tal selecionei a região superior direita da imagem e usei o comando descrito acima para chamar o resynthesizer. Depois aproveitei e retirei também aquela folha de papel ali do lado.

:)

Bem legal hein? Mas a textura daquela àrea era uma parede, muito fácil né? Agora para algo mais interessante… vamos remover o símbolo que está na minha camiseta.

:3

Gostei bastante do resultado, talvez porque eu seja totalmente ingnorante em mexer no GIMP e esta tenha sido a coisa mais impressionante que eu já fiz nele :)

Então é isso galera. Brincamos, aprendemos, e retiramos aquele cachorro da imagem… além de economizarmos o preço de comprar o Photoshop CS5 (eles cobram em dólares!!11!!one!)

Nota: Não quero dar a entender aqui que o Gimp é melhor que o Photoshop ou vice-versa, escolham o que preferirem e divirtam-se! Além disso, ambos Photoshop e resynthesizer tem também a capacidade de criar texturas à partir de uma imagem de entrada, algo que eu não demonstrei aqui, mas pode ser visto nos vídeos linkados neste post.

Links interessantes

Pessoas demonstrando a mesma técnica:

http://www.youtube.com/watch?v=0AoobQQBeVc
http://www.youtube.com/watch?v=r2gonFtc1yc

Mais sobre o Gimp e o plugin:

http://www.gimp.org/
http://www.logarithmic.net/pfh/resynthesizer
http://www.allanbrito.com/2010/04/05/photoshop-cs5-gratuito-com-o-gimp/

Deixem feedback, dúvidas, sugestões, correções e agressões nos comentários : ) e se usarem o Gimp para fazer experimentos semelhantes compartilhem resultados interessantes nos comentários!