Se você está:

  1. Interessado em aprender uma nova linguagem?
  2. Aprendendo uma nova linguagem e pegando as manhas de escrever diversas coisas nela?
  3. Em dúvida se está escrevendo o seu pequeno algoritmo da maneira mais elegante ou correta?
  4. É um entusiasta das linguagens de programação e overall uber nerd programmer?

(Ok a última não se encaixa com o verbo está, mas f*dasse)

Então eu tenho uma dica legal para você. O site Rosetta Code visa ser um repositório para diversos programas escritos nas mais diversas linguagens para fins de comparação, aprendizado, aquelas intriguinhas sobre qual linguagem é melhor e por que não… para fins de diversão?

Por exemplo, vamos dar uma olhada aqui no código do BubbleSort, o mais famoso algoritmo ruim de ordenação de vetores. Temos ele aqui em:

Viram só? Que nome espertinho né? Eu ando usando este site bastante ultimamente para tentar aprender coisas novas apenas relacionando com tudo que eu já sei. Quem já programa em duas ou três linguagens diferentes acaba percebendo que os manuais longos e mastigados já não nos alimentam mais e o cerébro precisa de mais desafios… e aí estão eles, bom apetite.

O quê? Você não está afim só de ficar lendo? Já conhecia o site? Que tal então tentar contribuir com exemplos que ainda precisam ser escritos? Existem diversos ainda em aberto e eu mesmo pretendo contribuir com alguns da linguagem Lua com a qual estou me relacionando últimamente.