Quando eu decidi mudar os permalinks do meu blog, para ao invés de /?p=235 eles serem mais como /titulo-do-post, eu achei que ia ser fácil. Fui em Change Permalinks, pedi para usar o Custom Scheme, ele disse OK e deu pra mim o conteúdo do arquivo .htacccess que eu deveria criar na raiz da minha instalação WordPress.

Acontece que isto não funcionou e TODOS meus links agora davam numa página de 404, nada legal. O problema provavelmente aconteceu porque eu estou usando os Virtual Hosts do Apache e eles aparentemente não brincam muito bem com o uso de arquivos .htacccess.

Primeiro eu tentei ir nas configurações no vhost do meu blog e permitir que pudesse ser feito o “override” dos arquivos .htacccess pelos presentes em cada pasta, sem sucesso. Depois de muitas tentativas e buscas frenéticas, a solução veio: é possível jogar o conteúdo do arquivo na configuração de vhost do seu blog.

<VirtualHost>

...
<Directory "/path/do/site/ ">
#configs do seu vhost
</Directory>

<Directory "/path/do/site" >
# conteudo do .htacccess
</Directory>
...
</VirtualHost>

Para mim deu certo e agora ambos os estilos de link, com o id do post e com o título, estão funcionando e coexistindo. Eu espero que este post ajude pessoas tendo problemas similares, porque eu quase fui à loucura.

Figura não relacionada. Mathematical!