DEPRECATED

Este post está desatualizado, num futuro próximo eu vou escrever uma coisa um pouco melhor sobre o mesmo assunto

Este post é inspirado primeiramente por uma ferramenta ótima que eu descobri esses dias, por indicação do Kauê, o KanbanFlow. Esse site implementa um quadro kanban virtual que ajuda muito a organizar e fazer as tarefas que você precisa prontas. Eu não vou entrar muito em detalhes de como se deve usá-lo (ou de como eu estou usando-o). O que eu vou fazer é dar uma dica de como transformar um site qualquer, como por exemplo o KanbanFlow, em um “aplicativo de desktop” usando o Prism, um add-on do Firefox. Qual a vantagem de fazer isto? Bom o meu KanbanFlow passa disso:

Para isto:

Bem melhor para se concentrar e evitar distrações certo? Além de ficar numa janela separada do browser para evitar tentações. Então como você faz para conseguir essa façanha?

Em teoria usar o Prism para fazer esta conversão era para ser uma tarefa fácil, mas ele foi descontinuado pela Mozilla após o Firefox 4, mais ou menos. Como o código é open-source, um cara adotou o projeto e fez o WebRunner, que também faleceu e não se encontra mais em lugar algum. Daí vem a Mozilla de novo e inventa o Chromeless (?) para fazer a mesma coisa só que do jeito certo™… e enquanto isso a gente fica sem. O Chromeless aparentemente tem delírios de grandeza e ainda é ‘Highly Experimental’, ‘early stage’ e ‘insecure’. Neste momento não tem jeito fácil de instalar. Eu só quero um browser sem toda complicação. FUCK THIS SHIT.

Esta situação toda é uma merda e eu não sei porque estes projetos estão amaldiçoados, mas o fato é que instalando um Firefox mais velho ainda podemos usar o Prism. Sim é uma solução tosca, mas é uma solução. Note que você só vai usar o Firefox velho para acessar as aplicações do Prism, poderá continuar usando a versão mais atual para navegar na internet.

Ok, comofas?

  1. Baixe uma versão velha do Firefox, a que eu uso é 3.6 . No Ubuntu aqui eu baixo o tarball e jogo numa pasta em opt/firefox-3.6, imagino que no Windows o instalador funcione direitinho e no Mac nem faço idéia.
  2. Rode a versão velha do Firefox. Aqui eu faço /opt/firefox-3.6/firefox num terminal. Em outros sistemas operacionais seja preciso ir até a pasta em que o executável está e clicar nele. Certifique-se de que outra versão mais nova não está rodando, senão ele não irá abrir a versão velha.
  3. Instale o Prism
  4. Vá até o site que deseja transformar numa aplicação. Clique em Tools -> Convert Website To Application
  5. Um ícone estará criado no seu Desktop. Feche o Firefox velho. Você não precisa abrí-lo nunca mais.

É isso galera, está instalada a aplicação e você pode abrí-la clicando no atalho criado no seu Desktop. Os cookies e qualquer outras informações do site ficam guardadas sem problemas junto com as outras configurações do Firefox.

Desvantagens

Como eu disse é uma solução porca e têm alguns probleminhas em fazer isto, são eles:

  • O Firefox antigo não tem várias features que talvez o site que você quer acessar use, como por exemplo frescurinhas do HTML5 que estão super na moda. Sites como o Gmail e WordPress reclamam de versões antigas do Firefox, embora pareçam funcionar bem.
  • O Firefox antigo pode ter falhas de segurança conhecidas que foram corrigidas em versões mais novas. Eu diria que este risco é baixo por você só estar acessando um ou dois sites assim, mas ele existe.
  • É uma baita dificuldade para fazer tudo isto e no final do dia é uma gambiarra feia.

Por fim, eu espero ter ajudado e fica aqui a minha mensagem para a Mozilla:

Y U NO BRING PRISM BACK?