Algumas semanas atrás, enquanto assistia àlgumas apresentações do UBIMUS tive uma idéia para uma composição musical utilizando os dígitos do PI. O que eu esperava era obter algum resultado sonoro decorrente da distribuição numérica dos dígitos, distribuição que ainda não se sabe se é normal ou uniforme (com uma maior probabilidade de ser a primeira) , diferentemente de uma sequência aleatória que é uniforme e parece ruído aos nossos ouvidos.

A primeira idéia foi jogar os dígitos para o DAC (“onde sai o som do computador”) como se fossem samples PCM de 8-bits. Isto não dá muito certo porque os dígitos são valores de 0-9 (joguei no /dev/dsp do Linux) enquanto 8-bits configuram valores de 0-255 e o resultado acaba sendo um som com volume bem baixo. Algo como visto nesta figura:

A próxima idéia então foi agrupar os dígitos tal que eles formassem valores de 0-255 para jogar no DAC. Eu fiz isso somando n números consecutivos e normalizando o valor encontrado para ficar na faixa 0-255 com uma regra-de-três. Os resultados podem ser vistos nas figuras abaixo:

Dígitos agrupados de 30 em 30

Dígitos agrupados de 42 em 42

Entretanto, sonoramente não configuraram nada de especial, ruído mesmo (embora um pouco diferente de ruído tradicional). Além disso os um milhão de dígitos que eu estava pegando não davam muitos segundos de áudio PCM… então eu resolvi trapacear! Sabe o que mais tem 8-bits? Uma mensagem MIDI.

O que eu fiz então foi pegar vários destes arquivos com números gerados à partir do PI e usar um programinha mágico chamado amidicat para interpretar esses números como mensagens MIDI e tocá-las num outro programinha chamado QSynth.

Aqui tem uma foto do setup todo, coisa de deixar computeiro orgulhoso:

Clique para ampliar

 

O resultado final? Eu gostei e pode ser ouvido aqui ou no player abaixo. Aviso: são 30 minutos de puro PI.

No final das contas como alguns amigos meus argumentaram esse resultado seria muito parecido se eu usasse dígitos aleatórios e usar mensagens MIDI é trapaça. Eu sei disso, entretanto sendo um pouco poético: Da mesma forma que a guitarra tocada pelo teu ídolo tem aquele som especial, as mensagens MIDI geradas pelo PI são estranhamente musicais. Lidem com isto.

Trabalhos (procrastinações) futuras

Talvez eu nunca faça isto por falta de tempo e tal, mas coisas legais que poderiam ser feitas com essa idéia.

  • Usar sequências aleatórias e/ou outros números irracionais
  • Achar maneiras mais legais de síntese para isto
  • Achar maneiras mais legais de agrupamento dos dígitos

Referências legais sobre a distribuição de dígitos do PI

Divirtam-se :)